Busca:
NOTÍCIAS






Lojas de materiais de construção apostam em experiência diferenciada

22/12/2011

O ponto-de-venda das lojas de materiais de construção começa a oferecer experiência ao consumidor através de espaços ambientados e diferenciados para que o cliente se sinta em casa e consiga imaginar o azulejo da loja em seu banheiro, por exemplo. As lojas de materiais de construção aderem à tecnologia e investem cada vez mais em estratégias de Marketing diferenciadas, onde informação e experiência são elementos fundamentais no PDV. Para fornecer a melhor experiência com os produtos, as lojas usam a criatividade para se diferenciar da concorrência. Construindo experiência: A experiência no PDV das lojas de material de construção precisa encantar o cliente como em qualquer outro segmento. Quando o consumidor imagina o produto em sua casa, é mais fácil oferecer outros produtos para compor todo o ambiente. Para quem compra um fogão, é mais fácil vender uma cozinha completa. A recomendação é de que as lojas de material de construção sempre tenham um espaço ambientado e climatizado, avalia a professora do núcleo de varejo da ESPM, Heloísa Omine. E é exatamente assim que a CEC Casa e Construção trabalha os seus pontos-de-venda no Brasil. De acordo com Mauro Florio, diretor de Marketing da companhia, a loja oferece tudo o que é possível dentro da imaginação do consumidor. Tecnologia para pregar a mensagem: A interatividade está em alta no mercado mundial. Em qualquer setor da economia, lá está o cliente conversando com a máquina. Para o cliente escolher a melhor campainha para a sua casa é necessário tocá-la antes. Isso, pois enquanto o treinamento dos vendedores está baseado em números de tabela de mercado e variedade de produtos que compõem o estoque das lojas, a tecnologia vai além. Com a tecnologia o PDV fala direto com o cliente usando informações que levam a compra, mostrando os atributos do produto. Pesquisas mostram que a tecnologia ajuda a fixar um produto na mente do consumidor, acredita João Luiz, Gerente de Marketing da Amoedo Construção e Decoração. Da mente para o PDV: Algumas empresas do setor de construção desenvolvem estratégias de Marketing que vão ainda mais, como a realização de eventos nos PDV. O setor de tintas de algumas lojas oferecem palestras sobre a textura dos produtos e a recepção é feita com café da amanhã para os participantes. Isso também acontece na área de metais, conta Luiz em entrevista ao Mundo do Marketing. Na CEC a degustação dos produtos já é aplicada e atualmente o setor hidráulico da loja criou a demonstração no ponto-de-venda. Hoje temos uma ducha de água que permite ao cliente testar o produto, aliada à tecnologia com uma tela de LCD que explica as características do produto através de um documentário, diz Mauro Florio. Porém, uma das maiores preocupações dos chefes de obra é a capacidade de entrega das empresas. Uma boa opção é oferecer a segurança de um serviço de pós-venda, para que ele tenha a quem recorrer se precisar. É preciso convidar o consumidor a fazer parte do universo somado à ambientação e tecnologia, diz Heloísa Omine. Profissionais de Marketing diferenciados: Com tantas ações e estratégias inovadoras no ponto-de-venda, o profissional de Marketing precisa encontrar a comunicação ideal com o público, aplicando novos formatos e avaliando os resultados. Como o mercado de materiais de construção oferece produtos praticamente iguais em sua essência, é cada vez mais necessário mostrar essas igualdades de forma interessante, através de harmonia no ambiente, e, melhor ainda, destacar os diferenciais. Com o aumento de lojas que montam parte da casa do cliente na loja, a Amoedo aposta na tendência, com hidromassagem funcionando na loja, e loja a céu aberto para jardinagem. Sem falar dos fornecedores que já começam a fabricar produtos com responsabilidade social, que é o que o consumidor procura hoje, completa o gerente de Marketing da Amoedo. Confira a notícia: Mundo. PS: A CEC é cliente Bematech.
Facebook - SAC: (35) 3267-1044
Estrada Pública de Paraguaçu
Bairro da Grama, s/nº - Km 1 - CEP: 37120-000 - Paraguaçu/MG
Copyrith 2011